domingo, 13 de junho de 2010

Pra onde vai lixo?

Você se importa com o meio ambiente? Com a saúde do planeta? Já pensou para onde seu lixo vai? Falar sobre a questão do lixo urbano é sempre uma polêmica, principalmente porque é sempre difícil definir com precisão o grau de responsabilidade de cada cidadão. No entanto, podemos dizer que os governos têm uma parcela considerável de culpa pelo descaso com o lixo quando este se torna de responsabilidade pública.


Existem várias formas e técnicas para tratar o lixo, dentre elas: aterro sanitário (compactação e aterramento do lixo com tratamento dos afluentes líquidos e gasosos decorrentes); compostagem (nas diversas formas possíveis, que constitui-se na decomposição aeróbica do lixo orgânico - separado em casa ou em usina - para servir de adubo na agricultura); reciclagem (reaproveitamento do material inorgânico do lixo destinado à venda para setores da indústria); incineração (queima do lixo em alta temperatura, indicado principalmente para o lixo hospitalar); coleta seletiva (triagem domiciliar do lixo destinado à reciclagem e compostagem).
Essas técnicas podem ser utilizadas pela União, estados e municípios para o tratamento dos resíduos quando estes passam a ser de responsabilidade do setor público, ou seja, quando são descartados pelos cidadãos.
A própria Constituição Federal nos artigos nº. 23 e nº. 255 prevê a responsabilidades da União, estados e municípios na preservação do meio ambiente e na prevenção de qualquer modo de poluição, além da Política Nacional do Meio Ambiente definida pela Lei nº. 6.938/81.Apesar de toda a legislação existente o poder público se omite das responsabilidades ambientais, hora colocando a culpa nos estados, hora nos municípios, pois os mesmos possuem autonomia de legislar sobre o assunto.
Na nossa cidade existe, pelo que sei, um aterro sanitário. O aterro funciona da seguinte maneira: Os resíduos são depositados em grande valas recobertas por uma lona grossa que protege o solo do material depositado, quando cheias as valas são cobertas de terra.


Tudo bem até aí, mas não é só jogar o lixo e cobrir de terra e pronto.
Esse lixo contanima o meio ambiente, porque ele elimina o chorume.
Chorume pra quem não sabe é uma substância líquida resultante do processo de putrefação (apodrecimento) de matérias orgânicas.
Este líquido é muito encontrado em lixões e aterros sanitários. É viscoso e possui um cheiro muito forte e desagradável (odor de coisa podre).
O chorume precisa ser tratado, e isso é muito importante. Se não for tratado ele pode atingir lençóis freáticosrios e córregos, levando a contaminação. Em função da grande quantidade de matéria orgânica presente no chorume, este costuma atrair moscas que também podem trazer doenças aos seres humanos.
Mas muitos dos produtos que jogamos no lixo podem ser reaproveitados como o papel, plástico, vidro e alumínio.
Mas isso a gente deixa pra próxima!

Um comentário:

  1. ótimo texto Laura, A parcela de culpa do governo é bem grande mesmo... E por falar d elixo em Leopoldina, se não me engano (informação de terceiros) o lixo hospitalar de leopoldina recebe o mesmo destino do lixo comum, não sei se é verdade mas, enfim... Muito bom o texto, com boas imagens...
    continuaremos a escrever...

    Desfazendo cosmonautas. Construindo pessoas pensantes.

    ResponderExcluir