segunda-feira, 7 de junho de 2010

A Cúpula Insustentável...

Pois bem...
Em um mundo cujo assunto alvo é a Sustentabilidade, Leopoldina parece fazer questão de se “Analfabetizar” quanto ao que diz respeito a ações sustentáveis.
Quando se fala em sustentabilidade, devem ser englobados diversos temas, tais como meio ambiente, triagem, reciclagem, reutilização, reflorestamento, preservação de fauna e flora e etc.
Agora...
Tire como exemplo a “sustentabilidade” do rio Feijão Cru.
Tire como exemplo a “Sustentabilidade” de nossas “belas” áreas verdes.
Tire como exemplo a “Sustentabilidade” de nossas lixeiras espalhadas em toda a cidade
Tire como exemplo a “Sustentabilidade” o tratamento de o lixo hospitalar do Município...
E nestes exemplos é possível perceber como há reais investimentos em sustentabilidade. Mas não dá pra criticar só Leopoldina. Minas Gerais, um estado tão pobre, tem só a segunda maior arrecadação de impostos do país, que pena, não pode investir em sustentabilidade, em economia sustentável... Enfim...
Mas se o conceito de Sustentabilidade fosse: Levantar prédios, Cidades Administrativas, Homenagear corruptos, Desvio de verba... Podem ter certeza que: Minas seria o primeiro estado na questão Sustentável.

Mas não estou aqui para criticar o estado, e sim falar de Leopoldina em si.
Posso até estar errado, mas no trajeto do posto V8 até a praça do ginásio só há lixeiras da Prefeitura na Praça do Banco do Brasil, assim fica definido como coisa para “inglês ver”.

Chamei o texto de A Cúpula Insustentável pois parece que Leopoldina é isolada do resto do Mundo, não tem acesso a televisão, internet, telefone, a nada. Leopoldina é como se fosse um velho oeste americano vindo de outro planeta, pois além de “não haver” leis, também não há investimento em desenvolvimento, o Brasil inteiro avança.
E Leopoldina,
Aqui.
Como uma pacata cidadezinha, do interior mineiro.
Mas temos que concordar que enquanto o Mundo discute emissão de carbono na atmosfera Leopoldina se mantém tranquila, pois não há indústria (com algumas exceções como a Pif-Paf)...

Complemento:
Logo após escrever e postar este texto, estive trocando idéias com a Laura e com a Andréa, estavamos comentando que sustentabilidade não tem que partir só do governo. Eu concordei. Disse que apartir do momento que você deixa de pegar uma sacola plástica no super mercado você está agindo sustentávelmente.
Começamos a falar de Brasil, de alguns projetos internacionais... A Laura deu um exemplo bem interessante de um homem na África que com o trabalo de triagem e reciclagem reformou todo o povoado onde morava e aumentou significativamente a renda dos moradores sem nenhuma ajuda governamental.
Agora me desculpe o povo leopoldinense, mas quem aqui em Leopoldina se mobiliza contra as decisões tomadas pelos governadores? Pouquissímos. Costumo dizer que se um dia um prefeito disser que vai matar todos do município o povo cruzará os braços, sentará, e esperará a morte chegar, pois não há quase nenhum movimento de oposição. Ninguem se mobiliza com nada, para nada...
E a nossa iniciativa privada? Não há nem o que falar dela. A COPASA, impresa referência na região, foi multada em R$13,300,00 por poda irregular das árvores, vejam algumas fotos

Fala sério né! Chamar isso ai de poda é nó minimo uma enorme gentileza. As árvores foram grotescamente dizimadas. Isso em um Mundo que tanto fala em sustentabilidade é um absurdo.
Nem governo nem iniciativa privada dão a mínima para o sub conceito de preservação ambiental.
E não é irônia, as árvores foram "podadas" por um carvoeiro. Ainda preciso falar mais?

E por falar em povo:
O povo de Leopoldina é muito pacato, aceita muito as coisas de forma errada, se não agrada tem que mudar.
Tá certo que nem Deus agradou a todos, mas agradou a maioria.
Em um ano em que o país está realizando greves e manifestações, entre para a história de sua cidade, para que quando daqui a alguns anos os  filhos e os netos de vocês estudarem nas escolas a revolução grevista de 2010, ouçam falar que Leopoldina também participou, Leopoldina também revolucionou, e você, Jovem, também participou desta fração da história do Brasil e do Mundo.
Esperar que os nossos representantes nos agrade... Vai esperando!!!

Só pra lembrar,  é apenas um ponto de vista.



No mais.
Estou indo embora...

Qualquer coisa deixem um e-mail: mestre.1994@hotmail.com

By: Matheus Carvalho

Nenhum comentário:

Postar um comentário