sexta-feira, 13 de maio de 2011

Até onde a religião atrapalha


Quando nasci, fui batizada segundo a Igreja Católica, fiz primeira comunhão, mas à medida que fui e vou crescendo percebo que a religião não é algo tão crucial no meu dia-a-dia. Quando me perguntam pela minha religião, digo que tenho um lado espiritual independente de religiões. Chego a ficar irritada com fanáticos religiosos, e no Brasil isso é algo bem comum, visto que nosso país apesar de ter uma grande diversidade religiosa, é declarado Cristão.
Mas até onde a religião é boa, e onde ela chega a atrapalhar?
Nas eleições de 2010, foi lançado o boato que a candidata a presidência, Dilma, se eleita legalizaria o aborto. O que foi motivo para grande discussão e repressão dos “religiosos”. O Brasil por ser um país católico, nunca aceitaria o aborto, mas até onde a religião pode se ditar a política? Não sou a favor do aborto, mas sei que muitas mulheres cometem esse ato, essa é uma realidade no Brasil e no mundo inteiro. A Igreja Católica pode sim reprimir o aborto, e que diga isso aos seus fiéis, mas não pode decidir pelo governo o que fazer em relação à isso,pois os dados comprovam que no Brasil 250 mulheres morrem por ano por causa do aborto. Essa própria Igreja que recrimina o uso da camisinha e prega que o Livre Arbítrio é um dom de Deus, mas não vê a realidade do país atualmente. Querem criar pessoas castas, mas seus próprios padres não o são.
Não quero recriminar somente a Igreja Católica, mas também as religiões que exploram dos fiéis e que acham que o povo é burro. Os padres, pastores, anciões e todos outros que roubam do dinheiro suado do seu “rebanho”.
A mídia a todo tempo nos bombardeia com notícias que cada vez mais comprovam que religião virou um hálibi.
Já se esqueceram de Edir Macedo e dos padres pedófilos?
E há ainda quem acredite que com um pouco de dinheiro comprará seu lugar no paraíso e paz eterna.
Até quando o povo se alienará?
Fico triste por quem deixa de buscar a própria verdade, e coloca na mão de outras pessoas a sua “salvação”.
Sem contar os que ficam cegos, e acabam perdendo a cabeça, às vezes cometendo crimes, matando, ou às vezes fugindo de casa, da própria vida, em nome da religião.
No Oriente Médio, as crianças desde pequenas são ensinadas que se você morrer matando milhares de pessoas, como homem-bomba, elas terão um lugar no paraíso.
Por mais que seja a crença de um povo, como uma religião pode pregar a morte de inocentes por um ideal?
Não estou aqui para julgar. Só quero expor meu ponto de vista.
Não sou contras as religiões, nem a pessoas que são realmente fiéis e devotas, mas isso possui um limite, em que você saiba dosar o fanatismo, porque afinal de contas, tudo que é em excesso acaba fazendo mal.
Vejo religiões como uma forma de padronização e submissão.
Ou você segue as leis e os mandamentos, ou você vai para o inferno.
Ou você vira submisso ou você vai estar pecando.
Por que sujeitar as pessoas a serem inferiores?
Por que fazer as pessoas terem medo do inferno, purgatório e etc?
Porque é fazendo medo que as pessoas não questionarão, não se rebelarão, nem discutirão as “verdades” que a elas são impostas.
Você é um pensador livre ou apenas mais uma ovelha num rebanho?
Pare, pense, abra sua mente e busque a sua verdade!
Laura

21 comentários:

  1. Muito bom o texto Laura... apesar d'eu não concordar com a frase que diz respeito aos ministros das igrejas ROUBAREM do fiéis...(Não gente, não sou religioso, na verdade sou ateu... se quiserem saber mais, comentae...]
    Mas, ficou bom...
    Usou até palavras minhas hehe

    ResponderExcluir
  2. Bom, nada contra você acho que opinião é super importante.
    A minha opinião,é q religião sempre foi e acho que sempre vai ser um assunto delicado , por que as pessoas fogem de seus limite , com tantas outras coisas , mais religião não é um exemplo de perfeição é só uma forma de ter Deus ou aquele ser misericordioso mais próximo. Por no mundo atual, vivemos com tantos transtorno que meu ! É de ficar abismado , a vida vai perde o sentido é só dinheiro, a vida emocional e espiritual fica pra trás :o e de ficar muito confuso . Que as vezes precisamos de um socorro ela estão as religião mostrando, que um superior e você não ta sozinho. É forma de equilíbrio sabe :)

    ResponderExcluir
  3. Olá Adriele, vamos.. "abrir um debate" digamos assim...
    Entendo quando você diz que religião não é uma perfeição, é só uma forma de ter "Deus", mas as pessoas deveriam perder a ideia de que pra acreditar em Deus tem que ter uma religião, eu, particularmente não acredito, e respeito quem acredita. Outra coisa é de encontrar a solução para um mundo melhor na religião... Igreja hoje, já perdeu o sentido espiritual da coisa, não generalizando, porém em sua grande parte o fim é financeiro, hoje, qualquer um que le a tal da bíblia se intitulada pastor e sai por ai pregando, ou melhor, ESPECULANDO o pensamento de um suposto deus e pronto, quem num acreditar vai pro inferno... É assim que ta funcionando...
    Infelizmente nessa contra o mundo, nós estamos sim sozinhos, mas o ser humano é incapaz de acreditar que a vida dele está nas mãos do acaso... É mais facil acreditar que te alguém "nos" ajudando, do que crer que estamos sózinhos... e ja aproveitando a oportunidade... www.matheusmiller.blogspot.com.
    Se quiser ler mais alguma coisa sobre religião, sabe, ampliar mai o assunto, passa lá pelo meu blog, deixa la seu coments...
    Obrigado pela visita...
    Atenciosamente;
    Matheus Carvalho

    ResponderExcluir
  4. adorei seus comentarios mateus carvalho e acrecento que a maioria das atrocidades em grandes massas que acontecem hoje e em nome da religiao.

    ResponderExcluir
  5. Dom... o que vcs jovéns jamam de dons eu chamo de rebeldia,dom é saber ouvir é decenir entre o certo e o errado sem fazer julgamento,mesmo sem saber o grau do erro.concorde ou não a unica coisa que é verdadeiramente dom é deu lhe sou o que ele lhe oferece,o jovem aprender a obcerva ai ele pode dizer que tem um dom, mim desculpe pela forma como lhe falo vc tem um direito e isso deve ser respeitado por qualquer um seja quem for

    ResponderExcluir
  6. para acreditar em deus nao é nessessario ter uma religiao pois deus ja é a religiao de quem respeita a vd,o que posso dizer. lamento por vc pois a inquinorancia nao vem daqueles que nao tem estudo,e sim daqueles que no estudo nao ver a deus,pois olhe para vc e vc vera aquele que vc rejeita e quando vc o rejeita vc rejeita a vc mesmo.

    ResponderExcluir
  7. Bom, como eu não costumo recusar os comentários aqui no blog... O do Sr Anônimo foi aceito... Ao que pude perceber ele comenta a descrição do blog ali do lado direito pra quem não percebeu onde a Laura diz com toda razão que nós jovens temos o dom de criticar.
    Rebeldia... O Jovem rebelde foi o jovem que acabou com a ditadura, que acabou com os golpes de estado, que lutaram pelas eleições diretas... Que ironicamente Revolucionaram o Mundo... Eu particularmente não me acho pior que ninguém quando o assunto é observar, e não dou a ninguém o direito de generalizar os jovens como um todo... O Comentário ficou um pouco complexo, se quiser recaptulá-lo, estamos ai...!
    Abraços, e continue acompanhando o RPM, em breve, um novo Layout pra vocês!

    ResponderExcluir
  8. nao se debate o que a religiao possa siquinificar, mais sim o que deus realmente é vou lhe dizer o dito que ouvi. É Mais ou menos assim, para quem acredita nao é nessessario explicasao mais para quem nao acredita nenhuma explicação é o bastante,porisso religiao se torna um asunto muito delicado, desde os pricipios.

    ResponderExcluir
  9. Olá Sr Anônimo... coloca seu nome ai pra ficar um debate mais bonito... Religião pra mim é muito avançada, sabe por que? POR QUE "EU NÃO SEI" NEM SE DEUS EXISTE E VOCÊS RELIGIOSOS JA ESTÃO DISCUTINDO O QUE DEUS PENSA... Você realmente é capaz de provar que Deus existe? Se me provar isso de forma concreta eu me converto a qualquer religião agora!!!
    PS: Só pra constar, opiniões sempre divergem, por mais que opiniões e idéias sejam desrespeitosas, pessoas tem que ser respeitadas acima de qualquer aspecto.

    ResponderExcluir
  10. Eu PARTICULARMENTE acho esse dito uma forma de driblar a dúvida... Analise você... Os religiosos não tem como explicar, então eles dizem que você só tem que acreditar e vai dar tudo certo... Ficam com essa historinha de que não se debate, não se discute, num se explica... Claro... Quem estudou história sabe que religião foi/é a maior forma de governo existente na terra... Como é que se acredita numa coisa ue não se explica? dificil isso hein...
    Sua esposa chega em casa as 3h da manhã...
    Você diz..." A Senhora pode me expplicar por que que ta chegando a essa hora em casa???"
    Ela diz "A amor... não tenho que te explicar não, só confia em mim..."
    E todos viveram felizes para sempre?

    ResponderExcluir
  11. eu axo qe cada un tem un jeito de pensar!
    Existir Deus existe pois ele qe deu a vida pra hoje estarmos aqe, alguma vez voce ja leu a Biblia? talvez se vooce ler voce saberá o qe todos estão dizendo. Quero qe fiqe sabendo respeito, totalmente a sua opnião!
    É extremamente divertido ler posts de leigos no assunto da Doutrina Católica dando suas opiniões como se fossem doutores especialistas dos ensinamentos Católicos e Bíblicos. rs

    ResponderExcluir
  12. eh hehehe... eu tbm acho muito engraçado ler posts dos leigos... Mas eu não sou leigo não, ja li a biblia sim, o unico livro que ainda nao li foi apocalipse, não critico sem conhecer, e mais, ja fui bem católico a uns anos atras, uns 3,4 anos... mas... depois comecei a pensar por si só...
    Ja estudou história? Eh, eu ja... por isso falo com convicção da igreja católica... Se quiser me adicionar no msn pra conversarmos, me fala, vai ser divertido... Abraços!

    ResponderExcluir
  13. Eu acridito em Deus possuidor do don da vida e
    em outra vida apos a morte, poque não teria sentido está pois e muito passageira quem vive muito vive entorno de 100 anos ou um pouco mais
    e ai ? caro amingo ......... o proprio Jesus disse amar o seu proximo como a se mesmo. e os 10 mandamentos. e o principio
    acredito.
    e vc não pode ficar pendedo muito tempo pois a vida só tem 100 anos ou um pouco mais. fui claro.
    a quanto ao aborto a Igreja tem o direito de defender sim pois representa um classe de fieis que concorda com ela. pois não matar faz parte.
    e o governo e eleito pelo povo

    ResponderExcluir
  14. A melhor religião é aquela capaz de tornar o homem digno. Nunca duvidem da existência de um Deus, qualquer que seja sua crença pois o homem ainda não é tão grandioso a ponto de ter criado tudo que existe no universo sozinho e nada teria a estrutura maravilhosa que encontramos em cada minimo detalhe da vida se não houvesse uma força maior organizando cada átomo para que surgisse a infinidade de coisas que estão a nossa volta.
    Só um pequeno conselho, antes de debaterem sobre a existência de Deus publicamente, aprendam a escrever corretamente pois na Bíblia não tem tantos erros de ortografia e concordância como se encotra aqui. O estudo eleva o homem desde que esse não se torne arrogante perante o conhecimento e o use para o mal. Jesus ilumine a todos!

    ResponderExcluir
  15. Olá "Amiga JF"...
    Olha, quanto a ultima colocação, o texto não é meu, é da srtª Laura, os problemas ortográficos tu podes resolver como ela... Quanto ao debate saudável, eu me encarrego.
    Vamos lá...
    "A melhor religião é aquela capaz de tornar o homem digno" - eu diria: "Um homem digno não precisa ter/seguir uma religião."
    "o homem ainda não é tão grandioso a ponto de ter criado tudo que existe no universo sozinho " - "O Homem, não criou nada relativo ao universo, a palavra criou é dada quando algo se é inventado, literalmente criado, acho que quando tratamos do contexto de universo, deveriamos tentar usar o termo surgiu... O Homem é relativamente burro, não criou nada, e ainda por cima destroi o que ja esta pronto, mas dizer que um deus criooou toodo o universo é um pouco infantil eu diria... E mais, o homem é "burro", as Leis da Física não... E acredite, elas são responsáveis por tudo o que temos hoje, no que diz respeito a universo... mas isso seria um debate longínquo e cansativo."
    -"e nada teria a estrutura maravilhosa que encontramos em cada minimo detalhe da vida se não houvesse uma força maior organizando cada átomo para que surgisse a infinidade de coisas que estão a nossa volta. - Realmente, Deus deve ter criado os 900 tipos de bactérias intestinais, cada uma com uma forma diferente de penetrar o organismo, e mais, essa estrutura maravilhosa ta passando bem longe ali da África né? Seu deus não deve gostar muito de lá... Ou seria a África o território do satanás, do anti-cristo, do 666 ou sei la como chamam o suposto diabo hoje em dia... "Seu" Deus perfeito ta deixando a desejar, ta ficando desacreditado entre as pessoas..."
    -"O estudo eleva o homem desde que esse não se torne arrogante perante o conhecimento e o use para o mal. - Pensamento Caracteristico religioso, interpreto da seguinte forma "... não estude demais, você pode acabar ficando inteligente o bastante para descobrir que as religiões querem apenas uma visão centralizada do mundo... Você citando a Biblia e tudo mais, deve doer de saber que você não a conhece toda né? Procure, pesquise, sobre o proletariado de Mônaco, onde eles decidiram quais evangélicos entrariam na Biblia... Como você é professora ja deve ter ouvido falar..."
    "Amiga JF", peço-lhe desculpa se não me fiz entender no comentário acima, e firmo que estamos a disposição para toda e qualquer conversa que vá se desenvolver de forma saudável.
    Se quiser, acesse meu blog particular: www.matheusmiller.blogspot.com , ta meio bagunçado pois estou, fazendo uma faxina digamos... mas tem uns textos relacionados a religião/Deus que talvez sejam interessantes pra ti,mas, se algumas falhas ortográficas lhe comovem com tamanha indiferença... é melhor o Aurélio...
    No mais.
    Estou indo embora...

    ResponderExcluir
  16. matheus respeito sua opniao de ser ateu e concordo com algumas pessoas que comentaram tbm. Religiao é um assunto delicado de falar pq as pessoas entram em um certo confronto quando se fala de religiao. E a sua ideia de que "Meu DEUS" Nao gosta da africa pra min isso ta errado lindinho, pode ate ser que a fome corroa por láh mais isso naum quer dizer nada se Deus naum gostasse da africa os africanos ja teriam vaporado de la a muitos seculos,pra min a africa so ta sofrendo tudo isso pra ser um teste de Deus, pra ver ate aonde as pessoas vao ajudar umas as outras mais e vc ? em ? vc conseguiria ajudar alguem sendo ateu como dis. Olha te respeito muitasso respeito sua opniao mais se Deus nao existisse entao da onde foi criado a teoria que a terra foi criada pro ele em ?
    bjin bji

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oii Maria Izadora! primeiramente deixa eu agradecer a você por visitar o blog :)
      E quanto a África, não posso dizer que deus não gosta, ate por que nao acredito... mas, eles estão sendo vaporados sim, milhares de africanos(as) morrem todos os dias, isto variando entre mulheres e crianças, e morrem de coisas que nós não podemos ajudar( A AIDS), por isso eu não creio que seja um teste pra ninguém... a fome, é só uma das coisas... Eu consigo ajudar mais gente do que imagina, e é ajuda efetiva, não é ajuda com oração nem nada, é ajuda com ação, por que em algum lugar você sabe que suas orações não chegam a lugar algum, você quer que elas cheguem, você pode ter fé que elas chegam, mas não tem nenhum retorno por parte delas, pode ter por que depois que voce reza voce faz por onde(analisa e ve se eu estou mentindo :) )
      hahahaha eu tbm Respeito demais você :) posso até conflitar as opniões, mas, quanto a dona da opnião, tem todo o meu respeito...
      E, vou responder sua pergunta com outra pergunta... tudo bnem?
      Se Zeus não existisse, de onde surgiria a ideia de que ele que jogava os raios na terra???( isso la na mitologia grega haha)
      entendeu ou quer que eu tente dinovo hehehe?
      Beijoos, e, se quiser, me add la no facebook pra gente trocar mais ideias... é só procurar Matheus Carvalho, to lá!

      Excluir
  17. matheus carvalho, na escola somos condicionados a acreditar que viemos da evolução dos macacos,e ai eu te pergunto porque muitos animais foram estinhos da face da terra e porque ainda existe macaco, e não falam e não agem como nós.para mim e para muitas pessoas é a prova real que DEUS existe. DEUS EXISTE FOI ELE QUE ME CRIOU A SUA IMAGEM E SEMELHANÇA E DEUS É TUDO NA MINHA VIDA

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Anônimo... Na escola, aprendemos coisas lógicas e inteligentes, mas, apenas algumas pessoas conseguem interpretar.. veja bem, esse é um questionamento que muitas pessoas me fazem quando eu falo da evolução do macaco e tudo mais... só pra constar eu não sou Evolucionista ou Darwinista!
      Por que muitos animais foram instintos?
      Isso é uma das perguntas que comprova a teoria de Darwin, que voce aprende na escola, Seleção natural, onde os animais evoluem pra sobreviver, a ongo prazo, e os mais fracos, morrem, outro fator de extinção é a caça predatória... voce sabe né... respondida essa primeira parte?
      2- Por que existe macaco ainda?
      Bom, isso, como vc também aprendeu na escola, é uma questão de espécie, Veja: Existem aves e aves, existem aves que voam, e aves que não voam, como a galinha, existem peixes que nadam, e peixes que andam na terra, assim como existem macacos que evoluiram, e outros que não evoluiram por que são espécies diferentes...
      3- Desculpa, mas na escola você também aprendeu que não foi deus que te criou, ou vc ainda não sabe como se fazem os bebes?

      hehe, Desculpa a minha ironia em algumas respostas, mas, elas são, "necessárias" pra explicar meus argumentos!
      Abraços!

      Excluir
  18. Gostei muito , obrigado. Cheguei aqui pesquisando " religião atrapalha" pois tenho tentado entender o que alguns de meus familiares veem em religiosidade, esoterismo e espiritualismo. Digo isso pois em 30 anos observando essas pessoas eu não vi um só resultado que abonasse a permanência da crença diante dos fatos. Por isso procuro blogs como o seu na tentativa de encontrar pessoas que talvez pensem como eu , que acredito que em alguns casos as crendices podem ser bastante prejudiciais nas escolhas das pessoas, levando-as por décadas a grandes enganos e o pior, grandes perdas de TEMPO que não é algo que alguém tenha de sobra.

    ResponderExcluir