quarta-feira, 23 de março de 2011

22 de Março – Dia mundial da Água



Que bonito, alguém se deu ao trabalho de criar um dia dedicado à uma coisa que sem ela não viveríamos nem mesmo dois dias. Vamos comemorar o dia da água, mas o que temos para comemorar? Vou fazer das palavras de Renato Russo as minhas. Vamos festejar a estupidez humana.
Estupidez, sim. Não sei quem quis criar o dia da água, creio que a intenção dessa pessoa era boa, essa pessoa, ou pessoas, realmente davam importância, ao o que é realmente importante. Mas aí vieram os políticos, os empresários, as corporações, os mega fazendeiros e o povo ignorante.
Qualquer pessoa, com estudo ou não, sabe que nosso corpo é composto na sua maioria de água, e que sem água nós não viveríamos. Mas essas pessoas não pensam nisso na hora que estão jogando água fora. Ou podem até pensar, mas deixa pra lá, aqui no Brasil nunca vai faltar água mesmo. Aí está um grande erro, não é porque temos em abundância que um dia não faltará.
Eu já ouvi dizer várias vezes que a Terceira Guerra Mundial seria pela água. Ouvia isso pensando num futuro bem distante, mas me enganei ao saber que a guerra pela água já começou a muito tempo. Não está na mídia, muito menos na sua vizinhança, mas ela existe, em países pobres, na África, Índia...
O assunto da água é uma coisa muito séria, e os dados que temos conhecimento são alarmantes. Mais de um bilhão de pessoas não dispõem de água salubre e 25 mil entre elas morrem diariamente, devido à má qualidade das águas que usam e tomam. Mas eu acredito que essa realidade não esteja muito longe de nós, visto que no Brasil nem toda a população tem acesso á água tratada, nem possuem rede de esgoto. Mas a água não é um problema em países de 3° mundo, em países da Europa a água é escassa, mas se tendo dinheiro, se compra água.

Em países de 3° mundo, há água, mas a água tratada é o privilégio de quem tem dinheiro para pagar, e quem não tem se vira com a água contaminada e poluída, muitas vezes tendo que pagar com a vida as injustiças.
A água será o novo ouro, e nós um “país em desenvolvimento” estaremos preparados para uma guerra pela água?
Eu não acho correto ter de pagar pela água, afinal a água é um bem da humanidade, não existe dono da água. No futuro vão fazer a gente pagar pelo ar que respiramos também?
Sinto uma pontada de decepção, ao ver que uma coisa tão importante pra mim, pra você e para toda humanidade, está sendo jogada fora, esta indo embora pelo ralo.

Mas pior que o desperdício é a falta de interesse das pessoas por esse assunto.
Além das corporações se apoderarem da nossa água para vendê-la, privatizá-la.
Existe também um outro lado, o lado da pecuária e da agricultura. Grande parte da água utilizada vai para plantações de soja e outros vegetais, que logo vira ração para boi. Essa água poderia estar sendo aproveitada em plantações de alimentos direcionados ao homem, visto que um boi alimenta somente uma parcela bem pequena da população. A criação de bois também muda os cursos dos rios, pois quando o gado entra no leito do rio, leva areia, e esse processo sendo repetido várias vezes vira um grande problema.
Por que nós fingimos não ver o que acontece a nossa volta?
Todas as pessoas têm o conhecimento de que precisamos preservar os rios, desperdiçar menos água. Isso passa na televisão, mesmo que não freqüentemente, mas passa.
Todo mundo sabe, essa é a verdade. Mas ninguém sofre na pele a falta de água. Nenhuma dessas pessoas que desperdiçam a água, ficaram sem tomar banho, sem se alimentar e não ter como saciar a sede por falta de água. Nenhuma dessas pessoas teve de ir num córrego, com água contaminada, nenhuma dessas pessoas sofreu de alguma doença por ter ingerido essa água contaminada. Isso se encaixa naquele triste ditado popular : O que os olhos não vêem o coração não sente.
Quem não vê a falta da água, e quem não sentiu na pele a dor que isso leva as pessoas, não se comove, não fecha a torneira, não deixa de desperdiçar. Mas atualmente, nós não podemos ter o luxo de não ver, porque logo essas pessoas que não vêem vão sentir na pele o que muitos já vêem sentindo. Vamos ser humanos e compartilhar da dor do outro, pois um dia, essa dor pode ser nossa.
Vamos poupar a água, vamos entrar na luta, para que no futuro, nossos filhos, netos e até nós mesmo, tenhamos água saindo pela torneira, e não deixar que a água pura e limpa, tenha sido um passado glorioso da humanidade.

3 comentários:

  1. Muito bom Laura, ótimo post...
    Quanto a questão da água para irrigação...
    A Água não se desperdiça não Laura, ela volta ao lençol frático, sabe qual é o problema? O que volta junto com ela...
    Os agrotóxicos utilizados para o cultivo das plantas e vegetais como milho e soja, são despejados de forma indireta nas águas mais profundas.
    E quanto ao desvio dos rios, verdade, mas por parte das plantações também ocorre, talvez tenha esquecido de citar, mas muitas empresas e fazendas, e até mesmo alguns governos... desviam águas, desviam rios, para irrigação de todo o plantio...
    (Logo, o problema não é só com o boizinho hehe)

    ResponderExcluir
  2. Tem razão Matheus, esse preblema é bastante avassalador, porque além de envolver a nossa falta de conscientização, também envolve o poder político, que claro, não está sendo tão democratico assim. E é por esse motivo, e por outros, que a gente tem que continuar apostando na nossa mente revolucionária!

    :* :*

    Gabriela

    ResponderExcluir
  3. Olá Gabriela...
    Hehe, você falando ai em acreditar em nós mesmos...
    A Laura confunde muitas vezes isso com egocentrismo da minha parte, porém, eu confio em mim, em nós pra ser mais abrangente... Porém, sem hipocrisia de achar que o Mundo vai mudar assim, "BOOOOOM, e viu que mudar era bom..." Não...
    É um processo gradativo, que inclusive ja começou, mas que vai demorar um pouco a se adaptar, nada muda da noite pro dia(mudanças efetivas).
    Quanto a Democracia no Brasil, é como encontrar a própria água pura na natureza... Rarissimooooo...
    Vivemos isso em Leopoldina, mas a Laura não gosta que eu trate muito de assuntos locais por aqui no blog...
    Obrigado por comentar aqui..
    E sim, nós podemos...

    "Desfazendo Cosmonautas, formando pessoas pensantes"

    ResponderExcluir