domingo, 13 de junho de 2010

Leopoldina. No Direitos - Yes Silêncio...

Continuando o assunto Povo Leopoldinense...
A Frase que rege toda essa pacificação do povo é: "Quando um não quer, dois não brigam."
Porque? Por que dizem as pessoas intendentes demais(ironia mode on) que em Leopoldina não há jovens, Adultos... "Lutadores". Tem sim, mas, uma andorinha voando sozinha não faz verão. De nada adianta iniciar um movimento que luta pelos interesses do povo se o próprio povo não defende seus interesses.
O que o pessoal tem que entender é que rabo não balança cachorro, ou seja, a minoria não faz a diferença. Como por exemplo p movimento "Cadê o Passe?"  que em sua primeira passeata trouxe as ruas 320 pessoas e em declaração o Exelentíssimo Líder do Executivo díz algo parecido com: "Não é um movimento de 100 pessoas que vai me fazer mudar de idéia.". E o pior, ele está certo, não na parte em que diz que o movimento só teve 100 pessoas, mas sim na parte em que disse que 100 pessoas não vão mudar as idéias dele, pois em uma cidade com 50.000 habitantes, concordemos que é uma vergonha um movimento que luta e defende interesses públicos com 100 pessoas. Se o povo não reivindicar o que lhes é de direito, não vai cair do céu.
E por falar em cair do céu, Leopoldina seria um ótimo lugar para testes de armas químicas, biologicas, nucleares e de destruição em massa. Pois não haveriam muitos que reclamariam de morrer, as vezes costumo até brincar dizendo que o dia que que aparecer um prefeito e disser que vai matar toda a população do municipio, os nossos Leopoldinenses vão simplesmente cruzar os braços, sentar, uns até deitar, e... Esperar morrer. Pois  nesta pacífica cidadezinha do interior da zona da mata mineira parecem incapazes de lutar e defender até a própria vida.
E lutar por um direito  nõ é nada tão complexo. Apartir do momento que você "aperta confirma", lá na urna eletrônica você está lutando por seus direito, ou, os destruindo de uma vez por todas.
Infelizmente o eleitor não tem bola de Cristal, mas, ao menos o bom censo de pensar que se o candidato foi deputado e não fez nada, não será como prefeito que ele fará.
Mas... Enfim...
Moral: Não há alegria do encontro se não houver o esforço da busca.


Agora alguns esclarecimentos.

- Este texto é o meu ponto de vista... É direito seu criticá-lo. É direito meu expressá-lo e mais direito ainda, argumentar as criticas.
- Doerá a quem servir a carapulça.
- Qualquer coisa enviem um e-mail para juventudeleopoldinense@yahoo.com.br


No mais.
Estou indo embora...


(By: Matheus Carvalho)

Pra onde vai lixo?

Você se importa com o meio ambiente? Com a saúde do planeta? Já pensou para onde seu lixo vai? Falar sobre a questão do lixo urbano é sempre uma polêmica, principalmente porque é sempre difícil definir com precisão o grau de responsabilidade de cada cidadão. No entanto, podemos dizer que os governos têm uma parcela considerável de culpa pelo descaso com o lixo quando este se torna de responsabilidade pública.


Existem várias formas e técnicas para tratar o lixo, dentre elas: aterro sanitário (compactação e aterramento do lixo com tratamento dos afluentes líquidos e gasosos decorrentes); compostagem (nas diversas formas possíveis, que constitui-se na decomposição aeróbica do lixo orgânico - separado em casa ou em usina - para servir de adubo na agricultura); reciclagem (reaproveitamento do material inorgânico do lixo destinado à venda para setores da indústria); incineração (queima do lixo em alta temperatura, indicado principalmente para o lixo hospitalar); coleta seletiva (triagem domiciliar do lixo destinado à reciclagem e compostagem).
Essas técnicas podem ser utilizadas pela União, estados e municípios para o tratamento dos resíduos quando estes passam a ser de responsabilidade do setor público, ou seja, quando são descartados pelos cidadãos.
A própria Constituição Federal nos artigos nº. 23 e nº. 255 prevê a responsabilidades da União, estados e municípios na preservação do meio ambiente e na prevenção de qualquer modo de poluição, além da Política Nacional do Meio Ambiente definida pela Lei nº. 6.938/81.Apesar de toda a legislação existente o poder público se omite das responsabilidades ambientais, hora colocando a culpa nos estados, hora nos municípios, pois os mesmos possuem autonomia de legislar sobre o assunto.
Na nossa cidade existe, pelo que sei, um aterro sanitário. O aterro funciona da seguinte maneira: Os resíduos são depositados em grande valas recobertas por uma lona grossa que protege o solo do material depositado, quando cheias as valas são cobertas de terra.


Tudo bem até aí, mas não é só jogar o lixo e cobrir de terra e pronto.
Esse lixo contanima o meio ambiente, porque ele elimina o chorume.
Chorume pra quem não sabe é uma substância líquida resultante do processo de putrefação (apodrecimento) de matérias orgânicas.
Este líquido é muito encontrado em lixões e aterros sanitários. É viscoso e possui um cheiro muito forte e desagradável (odor de coisa podre).
O chorume precisa ser tratado, e isso é muito importante. Se não for tratado ele pode atingir lençóis freáticosrios e córregos, levando a contaminação. Em função da grande quantidade de matéria orgânica presente no chorume, este costuma atrair moscas que também podem trazer doenças aos seres humanos.
Mas muitos dos produtos que jogamos no lixo podem ser reaproveitados como o papel, plástico, vidro e alumínio.
Mas isso a gente deixa pra próxima!

segunda-feira, 7 de junho de 2010

A Cúpula Insustentável...

Pois bem...
Em um mundo cujo assunto alvo é a Sustentabilidade, Leopoldina parece fazer questão de se “Analfabetizar” quanto ao que diz respeito a ações sustentáveis.
Quando se fala em sustentabilidade, devem ser englobados diversos temas, tais como meio ambiente, triagem, reciclagem, reutilização, reflorestamento, preservação de fauna e flora e etc.
Agora...
Tire como exemplo a “sustentabilidade” do rio Feijão Cru.
Tire como exemplo a “Sustentabilidade” de nossas “belas” áreas verdes.
Tire como exemplo a “Sustentabilidade” de nossas lixeiras espalhadas em toda a cidade
Tire como exemplo a “Sustentabilidade” o tratamento de o lixo hospitalar do Município...
E nestes exemplos é possível perceber como há reais investimentos em sustentabilidade. Mas não dá pra criticar só Leopoldina. Minas Gerais, um estado tão pobre, tem só a segunda maior arrecadação de impostos do país, que pena, não pode investir em sustentabilidade, em economia sustentável... Enfim...
Mas se o conceito de Sustentabilidade fosse: Levantar prédios, Cidades Administrativas, Homenagear corruptos, Desvio de verba... Podem ter certeza que: Minas seria o primeiro estado na questão Sustentável.

Mas não estou aqui para criticar o estado, e sim falar de Leopoldina em si.
Posso até estar errado, mas no trajeto do posto V8 até a praça do ginásio só há lixeiras da Prefeitura na Praça do Banco do Brasil, assim fica definido como coisa para “inglês ver”.

Chamei o texto de A Cúpula Insustentável pois parece que Leopoldina é isolada do resto do Mundo, não tem acesso a televisão, internet, telefone, a nada. Leopoldina é como se fosse um velho oeste americano vindo de outro planeta, pois além de “não haver” leis, também não há investimento em desenvolvimento, o Brasil inteiro avança.
E Leopoldina,
Aqui.
Como uma pacata cidadezinha, do interior mineiro.
Mas temos que concordar que enquanto o Mundo discute emissão de carbono na atmosfera Leopoldina se mantém tranquila, pois não há indústria (com algumas exceções como a Pif-Paf)...

Complemento:
Logo após escrever e postar este texto, estive trocando idéias com a Laura e com a Andréa, estavamos comentando que sustentabilidade não tem que partir só do governo. Eu concordei. Disse que apartir do momento que você deixa de pegar uma sacola plástica no super mercado você está agindo sustentávelmente.
Começamos a falar de Brasil, de alguns projetos internacionais... A Laura deu um exemplo bem interessante de um homem na África que com o trabalo de triagem e reciclagem reformou todo o povoado onde morava e aumentou significativamente a renda dos moradores sem nenhuma ajuda governamental.
Agora me desculpe o povo leopoldinense, mas quem aqui em Leopoldina se mobiliza contra as decisões tomadas pelos governadores? Pouquissímos. Costumo dizer que se um dia um prefeito disser que vai matar todos do município o povo cruzará os braços, sentará, e esperará a morte chegar, pois não há quase nenhum movimento de oposição. Ninguem se mobiliza com nada, para nada...
E a nossa iniciativa privada? Não há nem o que falar dela. A COPASA, impresa referência na região, foi multada em R$13,300,00 por poda irregular das árvores, vejam algumas fotos

Fala sério né! Chamar isso ai de poda é nó minimo uma enorme gentileza. As árvores foram grotescamente dizimadas. Isso em um Mundo que tanto fala em sustentabilidade é um absurdo.
Nem governo nem iniciativa privada dão a mínima para o sub conceito de preservação ambiental.
E não é irônia, as árvores foram "podadas" por um carvoeiro. Ainda preciso falar mais?

E por falar em povo:
O povo de Leopoldina é muito pacato, aceita muito as coisas de forma errada, se não agrada tem que mudar.
Tá certo que nem Deus agradou a todos, mas agradou a maioria.
Em um ano em que o país está realizando greves e manifestações, entre para a história de sua cidade, para que quando daqui a alguns anos os  filhos e os netos de vocês estudarem nas escolas a revolução grevista de 2010, ouçam falar que Leopoldina também participou, Leopoldina também revolucionou, e você, Jovem, também participou desta fração da história do Brasil e do Mundo.
Esperar que os nossos representantes nos agrade... Vai esperando!!!

Só pra lembrar,  é apenas um ponto de vista.



No mais.
Estou indo embora...

Qualquer coisa deixem um e-mail: mestre.1994@hotmail.com

By: Matheus Carvalho

quarta-feira, 2 de junho de 2010

É importante participar dos bons eventos que acontecem no Município...


Todas as noites, eu saio da faculdade às 22h30min e quando chego em casa, a primeira coisa que faço é ligar o computador, muitos jovens tem esse mesmo hábito. Primeiro ligo o msn, depois dou um olhada no orkut, leio e respondo os meus e-mails e leio as notícias do dia, no Brasil e no Mundo.
Mas eu sentia muita falta de um espaço destinado aos jovens, e o blog da Juventude Leopoldinense veio para ocupar esse vazio. Tenho que ser justa em reconhecer, que temos hoje na cidade dois sites que vem cobrindo as notícias locais, mas não são espaços específicos para a juventude.
Ontem à noite recebi o convite do Mateus de Tebas, um dos criadores do blog Juventude Leopoldinense, para escrever artigos e comentário políticos. Fiquei muito animada, e ao mesmo tempo me senti desafiada em colocar periodicamente meus pensamentos, argumentos e análises a disposição de todos os que se interessarem a debruçar sobre esse assunto.
Quem se interessa pela política não fica apenas na teoria, parte para a prática e participa ativamente dos movimentos e eventos que acontecem em nossa cidade. O direito à cidadania pressupõe a participação “política” e cidadã através do voto, da candidatura aos cargos eletivos, da participação em audiências públicas, reuniões da Câmara, Conselhos Municipais, Conferências e Seminários.
Falando nisso, acontecerá neste sábado dia 05 de junho de 2010, o 7º Seminário Regional de Qualidade de Vida e do Ambiente, das 08:00 às 18:00 no CEFET, que terá palestras, oficinas e projeções de DVD. As inscrições podem ser feitas pelos e-mails emilia@leopoldina.cefetmg.br, zeluizpaixao@gmail.com ou jezoliveira@yahoo.com.br.

Andréa Cangussú André
Tecnóloga em Administração Pública
Estudante do 7º período de Direito
Conselheira Tutelar de Leopoldina


By: Andréa Cangussú

Política?

Po.lí.ti.ca sf 1. Conjunto dos fenômenos e das práticas relativos ao Estado ou a uma sociedade.

Política ? O que é? Não adianta olhar no dicionário, apenas essa definição não vai adiantar. Eu como jovem, acho a política chata. Tão chata quanto sua definição no dicionário. E tudo o que vejo nos jornais, na tv e em todos meios de comunicação é que a política é suja, e que todo político é corrupto. Isso só nos afasta ainda mais de algo que deveria ser o centro da atenção de todos. O que me resta pensar é se nós, jovens, somos o futuro do país, porque a política é feita apenas pelos velhos ? Seria a experiência de vida ? Acho que não. A política têm sido tão conservacionista, e os jovens cada vez tão mais presos ao seu mundinho, mal vêm o que acontece com seu país.

Por que a política não é ensinada nas escolas? Por que a política não é aberta e mais clara para todos os cidadãos. E as perguntas continuamSempre as mesmas...Nós devemos buscar a nossa forma de participar das decisões dos nosso país, o jovem deve ser informar. E não dar atenção para política apenas em ano eleitoral, quando a politicagem rola solta. Todo mundo querendo seu voto. Você é realmente o futuro do país, promessas e promessas, me dê o seu voto, mas e a mudança onde está?Nem sempre sua escolha é a certa. Por isso fique de olho no seu candidato. E não deixe que o seu país seja governado apenas do jeito que “eles” querem.

Procura-se Lugar para o Jovem Leopoldinense. Recompensa...



Bem...
Jovens em Leopoldina tem aos montes.
Desde os "Playboyzinhos"  que ficam na Lanchonete La Marca curtindo um Chopp com a galera até o EMO.
Mas, a tribo que a cada qual pertence não vem ao caso, e sim os lugares do/para o jovem no Município.
Você jovem acha que tem espaço devidamente habilitado a você? Locais frequentáveis?
Acredito que não. Ainda mais na "Juversidade" Leopoldinense...
Aquele que gosta de rock, reune-se a noite com a galera na praça, toca um violãozinho.
Aquele que curte baladas, cá entre nós, as Danceterias e Boites de Leopoldina são um caos né!
Aos intelectuais, a casa de leitura.
Ao jovem político, uma bela exclusão.
E quanto aos EMO'S eu não gosto muito de comentar
E assim vai...
(Censurado de falar sobre a maconha no meio jovem)


Esses lugares que citei acima, resolvem o problema do jovem?!!! Não. Não resolvem.
Falta a construção de novos points, ou a reforma dos já existentes.
Uma pista de Skate, um festival de música, uma Bienal do Livro, uma casa de shows descente.
Mas se não partir da iniciativa privada, não vai partir do executivo, pois o Governo Municipal pouco se lasca para o jovem. Pouco se lasca pra você que está lendo esse texto.
A música do nosso governo é aquela que diz assim "É pau, é pedra..." . Pega o pau, faz um taipá, pega a pedra e faz uma laje, é isso mesmo, o executivo pouco se lasca as questões politicamente jovens." Se você não tem lugar, o que eu tenho com isso" pensam o nosso prefeito e os seus(as) Senhores(as) Secretários.


Já devem ter notado que grande parte da população leopoldinense é jovem. Ou seja, A maior parte da população é sem espaço.


Mas... Vamos lá.
Lutar para mudar.




Desfazendo Cosmonautas. Formando pessoas pensantes.






No mais.
Estou indo embora...


terça-feira, 1 de junho de 2010

Sorria. Você está sendo Manipulado.




Padrão de sociedade...
Vamos a um ponto de vista:
O que acontece.
Posso até estar sendo ignorante, talvez pareça até um pouco "Antiamor", mas acredito que esteja sendo mais realista.
Anos atrás, na época da repressão, ditadura... O tal "amor" acontecia em proporções bem menores.Por que: Naquela época não havia tantos meios de mídia, a mídia eram as rádios e os jornais, tinha lá algo parecido com televisores mas apenas a mais alta classe tinha acesso. E era mostrado apenas a realidade, não havia tanta ficção, tanta "antirealidade".
Hoje com a "*Rede globo de manipulação" (*mídias em geral.), acontece uma padronização quase que geral da sociedade. Tudo o que aparece na TV vira "modinha". Esse tipo de influência atinge principalmente o jovem. A mídia estimula a violência, a prostituição, a marginalização... E não é exagero não tá. Merda de mídia que não influencia o jovem a uma melhor visão sociopolitizada. É por isso que o jovem é mal visto pela população "Meio de piramide".A visão padrão do jovem hoje é de baderneiros, atoas... Mas até que para alguns jovens, infelizmente a maioria. Esse conceito é bem aplicado...
E ao meu ver o que mais prejudica a juventude é a chamada MENTE ABERTA, mania de jovem pensar que tudo o que ele fizer, tudo o que ele escolher, será aceito. NÃO. Não é aceito, o que a sociedade não aceita, ela preconceitualiza, ela repele... Não to dizendo que temos que seguir padrões, de forma alguma, mas, se você extrapola, se você perde o censo do ridículo... a sociedade te exclui...


Mas, quem somos nós, Jovens, bem infraestruturados para mudar essa maldita mente aberta da nossa "Neojuventude".
(Sem falar nas novas tribos que surgem)


Costumo dizer que na década de 80 houve a geração coca-cola.
Hoje...
Óhh infeliz geração Lady Gaga....






No mais.
Estou indo embora.

By: Matheus Carvalho (Blog do Matheus)

Liberdade de expressão?



Hoje você tem a liberdade de dizer o que pensa, pode criticar, reclamar e discutir a política e seus direitos livremente. Mas nem sempre foi assim, imagine se você tivesse nascido em 1968 ? Naquela época não existia essa tal “liberdade de expressão”.
Hoje, ou daqui uns anos você estará se preparando para um vestibular, o mesmo vestibular de 42 anos atrás. Naquela época, a classe média que se preparava para o vestibular, encontrava uma faculdade com vagas reduzidas. E essa era uma luta dos jovens estudantes, modificar o número de vagas da faculdade. Naquela época, a vontade era conhecer melhor para poder transformar o Brasil. Estudando sociologia, história, filosofia e até economia.
Na faculdade se você não era esquerdista você estava fora de moda, e ao invés de lerem revistinhas de fofoca ou livrinhos de ficção, liam Leo Huberman, Engels, Lênin, Nélson Werneck Sodré, Caio Prado Jr, Moniz Bandeira e o famoso manual marxista de Politzer. É claro que existiam ainda os alienados, mas todo mundo queria estar informado, ou melhor conscientizado. Quem não lia, pelo menos ouvia falar, e todos estavam dispostos a um debate.
É, realmente os valores mudaram.
Os anos 60 formaram a grande década revolucionária. Os anos da minissaia, dos homens de cabelo comprido, da pílula anticoncepcional; da guerra do Vietnã, dos hippies, do feminismo; da Revolução Cultural na China, da Primavera de Praga, dos Beatles, dos Rolling Stones, de Jimi Hendrix e Janis Joplin, do LSD, do psicodelismo, das viagens à Lua; de Kennedy, e Mao Tsetung; do cinema de Godard, Pasolini e Antonioni; das idéias e dos livros de Sartre,; dos transplantes de coração, dos computadores e do amor livre, de Bob Dylan, Jim Morrison e Martin Luther King; de "Paz e Amor", Woodstock e Che Guevara.
Todo jovem queria ser um herói, lutar pelo seu país, defender suas idéias, e ter uma história pra contar.
E você, será que tem a sua?
Pelos corredores da faculdade ou escola, em cada grupinho de amigos, todos discutiam política, mais é claro bem baixinho, pois não existia a tão sonhada, liberdade de expressão.
Os jovens, ativos, faziam faixas, placas, e organizavam a sua passeata, gritando palavras contra o regime, a ditadura militar, que colocou uma mordaça nos direitos de expressão. Todos no centro da cidade, pedindo seus direitos, o direito de falar e ser ouvido. Do alto dos edifícios vinha o apoio dos escritórios e apartamentos, aumentando a confiança, do jovem que sonhava sonhar. O jovem que queria mudar seu país.
Mesmo apanhando, sofrendo por milhões, estava lá no muro pixado, “Abaixo a repressão!”.
Se você não era preso, mesmo tendo apanhado, ainda restava um ânimo para ir a um barzinho, e comentar sobre os acontecimentos.
Mas, mesmo sofrendo na pele, o jovem não desistia de defender os seus ideais.
Muitos morreram, apanharam, sumiram e sofreram, para que você hoje, tivesse a sua chance de falar. A sua chance de ser ouvido e ter seus direitos atendidos. Para que você tivesse a liberdade de expressão que eles tanto sonharam alcançar. Mas e você o que tem feito para se expressar?
Faça valer a pena, use a sua oportunidade de usar o que muitos lutaram para conquistar. A liberdade.
A liberdade de expressão!


By: Laura Valentim

Welcome...





Pois bem, vamos às apresentações...
(Naturalmente há normas a serem seguidas. Força do hábito).


O Blog Juventude Leopoldinense tem como objetivo expor problemas, idéias, noticias, no geral, acontecimentos municipais que diz respeito ao jovem...
 Tem como público alvo os jovens.
Não quer dizer que os nossos “Jovens” não possam acessá-lo. Muito pelo contrário.
Não serão aceitas postagens que inflijam o tema “Política Social” (As tais normas).
Os chamados colunistas terão total crédito em suas postagens, mas isso não vem ao caso, pois o objetivo do Blog não é marketing pessoal e sim a melhor (In) Formação do jovem e a estruturação política da nova geração leopoldinense.

Desfazendo cosmonautas.  Formando pessoas pensantes.




By: Matheus Carvalho